Pesquisar neste blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

Pronome

Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui ou acompanha o nome, indicando-o como pessoa do discurso. Quando o pronomesubstituir um substantivo, será denominado pronome substantivo; quando acompanhar um substantivo, será denominado pronome adjetivo. Por exemplo, na frase Aqueles garotos estudam bastante;eles serão aprovados com louvor. Aqueles é um pronome adjetivo, pois acompanha o substantivo garotos e eles é um pronome substantivo, pois substitui o mesmo substantivo.

a) Pronomes adjetivos - quando acompanham um substantivo:    
Meus amigos adoram esta casa.

b) Pronomes substantivos - quando representam um substantivo:
Alguns se julgam melhores que outros.

Classificação dos pronomes

Pronomes pessoais

Estes dividem-se em:
  1. Pronomes pessoais do caso reto:
    Singular:
    1ª pessoa - eu
    2ª pessoa - tu
    3ª pessoa - ele/ela

    Plural:
    1ª pessoa -nós
    2ª pessoa - vós
    3ª pessoa - eles/elas
  2. Pronomes pessoais do caso oblíquo:
    Os quais se subdividem-se em:
    - Átonos: grafados sem preposição. São eles:
    Singular:
    1ª pessoa - me
    2ª pessoa - te
    3ª pessoa - lhe/ o/ a/ se

    Plural:
    1ª pessoa - nos
    2ª pessoa - vos
    3ª pessoa - lhes/ os/ as/ se

    - Tônicos: grafados com preposição. São eles:
    Singular:
    1ª pessoa - mim
    2ª pessoa - ti
    3ª pessoa - ele, ela, si

    Plural:
    1ª pessoa - nós
    2ª pessoa - vós
    3ª pessoa - eles, elas, si
  3. Pronomes de tratamento e reverência:
    Também chamados de formas pronominais. Há duas formas de tratamento indireto de 2ª pessoa, mas que levam o verbo para a 3ª pessoa:
    Você, vocês (tratamento familiar)
    o Senhor, a Senhora (tratamento cerimonioso)
  4. Formas de reverência:
    Formas não muito usuais, que considera a importância da posição que a pessoa ocupa:
    V.A. (Vossa Alteza) para príncipes e duques.
    V.Em.ª (Vossa Eminência) para cardeais.
    V.Ex.ª (Vossa Excelência) para ministros, altas patentes militares, presidente da república, bispos, arcebispos e pessoas de alta categoria)
    V.M. (Vossa Majestade) para reis, imperadores.
    V. Rev.ma (Vossa Reverendíssima)
    V.Sª (Vossa Senhoria) para pessoas de cerimônica, oficiais até coronel, funcionários graduados.
    Vossa Magnificência para reitores de universidade.
    Vossa Onipotência para Deus.

Pronomes possessivos

Indicam posse em relação às pessoas do discurso:
Meu, teu, seu, nosso, vosso e flexões.
nota:
1. Esses pronomes, numa frase, quando estão juntos a um nome, chamam-se 'pronomes possessivos adjetivos':
'Meu irmão compartilha comigo meus segredos.'
'Meus cadernos são guardados na minha estante.'
'As minhas anotações serviram para o roteiro de prova do professor.
2. Quando estão sozinhos e referenciados anteriormente, chamam-se 'pronomes possessivos substantivos':
Este é o meu irmão, aquele é o seu.
Falei para o professor que aquela era a minha referência, mas ele insistiu que era a dele.

Pronomes demonstrativos

São variáveis:
este, esta, esse, essa, aquele, aquela e flexões.
Invariáveis:
isto, isso, aquilo -

Pronomes indefinidos

Possuem ideia vaga, sentido vago:
Nenhum voltou para dizer como foi a viagem.
Poucos ficaram.
Tudo ocorreu.
Alguém saiu.
São variáveis:
algum, alguma, nenhum, nenhuma, todo, toda, outro, outra, muito, muita, pouco, pouca, certo, certa, vário, vária, tanto, tanta, quanto, quanta, qualquer e flexões.
São invariáveis:
alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, cada, algo.

Pronomes relativos

Variáveis:
o qual, a qual, cujo, cuja, quanto, quanta e suas flexões.
Invariáveis:
que, quem, onde.

Pronomes interrogativos

Os pronomes interrogativos introduzem frases interrogativas diretas ou não: Quem saiu?
Nada ocorreu?
Que, o que, qual, quanto e flexões e quem.


 http://www.lpeu.com.br/a/Falando-sobre-pronomes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário